Bea Bradsell

Espresso Martini

Olá, meu nome é Beatrice Bradsell. Sou filha de Dick Bradsell, o criador do Espresso Martini, bem como de muitos outros clássicos modernos, também conhecido como o padrinho do coquetel britânico moderno. Ele realmente mudou a cara da cena moderna de coquetéis no Reino Unido.

Estou aqui hoje para falar com você sobre a história do Espresso Martini. A história é algo que se tornou bastante famoso ao longo dos anos. A versão mais simples da história é que uma modelo anônima entrou no bar e pediu um drinque para acordá-la e ferrá-la. Ele tinha alguns ingredientes e os misturou. E assim nasceu o Espresso Martini.

Há um pouco mais na história.
Não sabemos a data exata. É mais ou menos no início da década de 1980. Acredita-se que foi em 1984. Isso significa que há um grande aniversário se aproximando. Na época, estavam filmando o filme Absolute Beginners, de David Bowie, no Soho.

Então, todo mundo estava no Soho tentando conhecer David Bowie. O bar em que meu pai trabalhava na época, chamado Soho Brasserie, estava completamente lotado de pessoas. Tinham acabado de instalar um novo equipamento. E a maneira como ele falava sobre isso era como se tivessem acabado de comprar um novo rotovap, mas era simplesmente uma máquina de café espresso que eles não tinham a menor ideia de como usar.
Portanto, o bar viva completamente coberto por café. É aí então, quando uma mulher jovem, bonita e anônima entra e pede um drinque para acordá-la e ferrá-la. O bar tinha café por toda parte, então um Espresso Martini fazia todo o sentido. Então, ele (Dick Bradsell) misturou café espresso, vodca e licor de café, agitou e serviu com gelo. E essa foi a primeira versão do drinque conhecido como Vodka Espresso. É uma bebida que ele levou consigo durante anos. Ele sabia que os sabores eram populares, que funcionavam, eram coisas que as pessoas gostavam.

As pessoas estavam começando a gostar muito mais de café. E, para ele, era uma bebida que certamente agradaria as pessoas, porém foi preciso esperar até o final dos anos 90, início de 2000, para que ele realmente conseguisse aperfeiçoar a receita, finalizada quando estava trabalhando no Match Bar. Assim surgiu o Espresso Martini na taça de martini, como o conhecemos e amamos.

Sua receita perfeita, a que ele levou anos para chegar, leva 50 ml de vodca de boa qualidade, 25 ml de café espresso forte, 15 ml de Kahlua, 10 ml de Tia Maria e dashes de açúcar a gosto.

Se você preferir seu café um pouco mais doce, talvez um pouco mais de açúcar ou algum xarope com sabor. Se prefere seu café absolutamente sem açúcar, apenas café preto ou espresso, não é preciso adicionar açúcar ao drinque.

E então você tem que dar uma forte e boa batida. Tenho um amigo que sempre diz: “Chacoalhe como se odiasse”. Coloque todo o seu estresse e preocupações nessa batida para obter o Espresso Martini perfeito. E então, ele é decorado com três grãos de café para saúde, riqueza e felicidade. Vindo de uma tradição italiana de servir grãos de café em doses de Sambuca.

Aperfeiçoar o Espresso Martini foi algo em que meu pai trabalhou longa e arduamente, e ele realmente descobriu que se tratava de equilíbrio e de aperfeiçoar o máximo possível o melhor “drinque de sobremesa”. Antes do Espresso Martini, o que ele acreditava ser o melhor drinque de sobremesa era o Brandy Alexander. E ele achava que dois ingredientes que ocupavam partes bem diferentes do paladar precisavam de outros ingredientes que criassem um equilíbrio entre eles.

Portanto, era apenas encontrar esses ingredientes que fariam essa ponte, criando uma sensação completa na boca e realmente obter um sabor abrangente, profundo e rico. E era isso que ele estava fazendo com o Espresso Martini e sua receita. Esses diferentes licores de café realmente atingem partes distintas do paladar e trabalham muito bem juntos para dar textura e criar o Espresso Martini perfeito.

Há outra versão sobre a qual se fala com frequência, que é o Pharmaceutical Stimulant (Estimulante Farmacêutico). Esse é um drinque que foi criado para o bar de Damien Hirst, The Pharmacy, em Notting Hill, que meu pai administrava. Eles tinham a tarefa de criar um menu de coquetéis medicinais com nomes farmacêuticos. Papai decidiu equilibrar algumas das coisas mais inusitadas e maravilhosas, e fizeram isso com alguns favoritos e já conhecidos, dando-lhes novos nomes. Assim, o Espresso Martini se tornou o Pharmaceutical Stimulant. Mas é a mesma receita que ele já tinha no Match Bar.

Acostumou-se a chamar o Espresso Martini de “drinque da Kate Moss” ou “da Naomi Campbell”, “da Helena Christensen”… tem sido chamada de com o nome de todas essas modelos famosas dos anos 80.

Fiz muitas pesquisas sobre elas ao longo dos anos porque, obviamente, todo mundo acha que é Kate Moss e Naomi Campbell. Naomi Campbell tinha começado a modelar e ainda não tinha 18 anos. Portanto, não acho que ela estivesse bebendo. Ela ainda era muito jovem. E Kate Moss ainda não tinha começado a desfilar. Ela também era muito jovem. Não é nenhuma delas. Ele (Dick Bradsell) manteve sempre o nome em segredo e infelizmente, não posso revelar a identidade da modelo.

Como eu disse, é um drinque que está chegando a um aniversário muito importante. Em 2024, o Espresso Martini completará 40 anos. Tempos muito empolgantes para uma bebida popular. Existem muitas variações até hoje. Meu pai nunca teve problemas com as variações. Ele acreditava que isso era parte integrante do drinque. Mas as pessoas deveriam ser capazes de fazer o drinque e adaptá-lo à sua maneira. Acho que grande parte da razão pela qual os drinques do meu pai se tornaram tão populares foi porque ele permitia adaptações. E isso, na verdade, sempre andou de mãos dadas com o surgimento de variações do Espresso Martini.

Tudo o que combina com café combina com isso. Acho que houve muitos avanços no Espresso Martini hoje em dia, pois melhoramos muito com a cultura do café e temos muito mais conhecimento sobre o que faz um espresso fantástico. Hoje em dia há alguns sabores deliciosos e uma grande variedade de licores de café para trazer novos sabores à bebida, mas a receita do meu pai sempre foi a dele. Ele nunca fazia variações, a menos que fosse solicitado. Se um convidado pedisse, ele faria sempre o desejado. Mas a receita era dele e ele acreditava que as pessoas vinham até ele por causa da receita original.

Gostaria de dizer que foi uma honra ser convidada pelo Barman Das Horas Vagas, por Romano, Zapa e Aleandro, para falar sobre meu pai e seus coquetéis maravilhosos.

E essa é a história do Espresso Martini.

Ouça o programa nos links abaixo!


BARMAN DAS HORAS VAGAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Creditos Trilha:
Interesting Jazz Piano Riff by Eli Gold | soundcloud.com/eli-gold-205091142Music promoted by www.free-stock-music.com CC Attribution-ShareAlike 3.0 Unported creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en_US | George Street Shuffle Kevin MacLeod (incompetech.com) Licensed under CC Attribution 3.0 License creativecommons.org/licenses/by/3.0/